Mude sua cabeça, mude seu corpo!

Mude sua cabeça, mude seu corpo!Se fizermos uma busca rápida na internet, intitulando emagrecimento, irão aparecer diversas formas “milagrosas” prometendo emagrecimento fácil, rápido, sem nenhum esforço! Que está muito acima do peso e precisa emagrecer, às vezes se desespera no desejo do corpo perfeito, e muitas vezes caem nessas propagandas ilusórias, de conquistar o peso ideal sem se esforçar.

Provavelmente essas pessoas já fizeram várias dietas da moda, sabe distinguir um alimento nutritivo do calórico, sabe o que deve ou não fazer para emagrecer. Provavelmente já fizeram uso de boa parte dessas “fórmulas mágicas”. E algumas realmente emagreceram, mas em pouco tempo voltaram a engordar.

A maioria das pessoas que sofre com problemas relacionados ao peso conhece o “certo e o errado” da alimentação. Trava longas batalhas contra a balança, já experimentou muitas dietas, emagreceu, mas por que não consegue manter-se magra?

Emagrecer rápido e sem esforço, seria bom demais para ser verdade! Emagrecer e manter-se magro envolve mudanças. E as mudanças devem acontecer primeiramente na sua cabeça, na forma de pensar, de enxergar a comida e as atividades físicas. Resumindo, envolve reeducação alimentar, atividade física e equilíbrio psicológico.

O primeiro lugar que precisamos emagrecer é na mente! Pensar como uma pessoa magra! É necessário eliminar os gatilhos que nos fazem comer pela emoção, tomar consciência dos nossos padrões de comportamentos, revisar e entender qual é relação do nosso estado emocional com a comida. É nesse ponto que a psicologia e a hipnose podem ajudar você!

Como você está? Como estão suas emoções? A compulsão por comida motivada por razões emocionais é a segunda maior causa de obesidade no mundo. Muitas vezes as pessoas comem porque se sentem entediadas, solitárias, infelizes cansadas, ou por qualquer outro motivo que não esteja diretamente relacionada á necessidade de se alimentar.

Um dos grandes causadores do comer compulsivamente são os problemas afetivos: Decepções, frustrações, traumas, rejeições, ansiedades, estresse, baixa autoestima, necessidade de agradar… O alimento, nesse contexto, seria um “compensador” das frustrações.

O que nos faz comer não é o nosso estomago, e sim a nossa cabeça. Modificando nossa mente, trabalhando as razões que estão atrás do excesso de peso, você irá emagrecer e se manter magra.

O nosso cérebro é como um computador, os comportamentos são como softwares. Você pode ter desenvolvido um software ineficiente sobre o ato de alimentar-se. A boa notícia é que podemos aprender a reprogramar a nossa mente, conduzindo-a para novos hábitos mais saudáveis.

O acompanhamento psicológico associado à utilização da hipnose tem mostrado bons resultados no tratamento de perda de peso, devido a sua rápida atuação no recondicionamento mental destes pacientes, atuando especialmente junto a compulsão por alimentos, a autoestima, gerando estímulos para atividades físicas e alimentação saudável, entre outras.

Na atuação da psicologia a abordagem cognitiva ajuda o paciente a modificar seus pensamentos em relação à comida. De acordo com a Dra. Judith Beck, da Universidade da Pensilvânia, a terapia cognitiva busca ajudar o paciente a superar suas dificuldades identificando e mudando suas respostas emocionais, comportamentais e psicológicas disfuncionais. Para as pessoas que querem perder peso, ela sugere o aprendizado de algumas habilidades, como:

• É fundamental motivar-se. Uma das tarefas consiste em escrever uma lista das vantagens em emagrecer e ler essa lista diariamente;

• Planejamento e auto- monitoramento. Uma razão típica para a fracasso de uma dieta é a preferência pela espontaneidade. As pessoas devem programar a sua alimentação;

• Sentar-se para comer. Coma devagar e saboreie cada alimento, mastigando várias vezes;

• Superar os pensamentos sabotadores. As pessoas têm centenas de pensamentos que resultam em comportamentos de alimentação não saudáveis, “Só vou repetir mais um pouquinho”, “Só mais este docinho, hoje eu mereço”. Uma sugestão para superar esses pensamentos é sempre se lembrar de alguns pontos- chave, como por exemplo: que não compensa o curto momento de prazer de ter comido algo que não estava planejado, frente ao arrependimento posterior;

• Diferencie entre a fome e a gula. Pessoas obesas geralmente confundem as duas. Você sente forme quando seu estômago se sente vazio. Gula é aquela vontade de comer, geralmente sentido na boca ou garganta, mesmo quando o estômago está cheio.

• Elogie-se. Sempre que conseguir resistir a algum alimento não planejado, ou fazer alguma atividade física, elogie-se. Qualquer conquista por menor que seja merece reconhecimento. E este funciona como motivador.

Além das mudanças de pensamentos, a hipnose pode acelerar este processo de perda de peso. A hipnose é uma poderosa ferramenta onde trabalhamos diretamente com o poder do inconsciente, através do transe. Desta forma aumentamos a eficácia do tratamento para emagrecer. Com este auxílio, a nossa mente tranquilamente aprende a mudar suas programações, onde a atividade física pode se tornar mais agradável, ou uma salada pode se tornar muito mais saborosa. É o poder da nossa mente mudando nossos hábitos!