Deixando para trás o sofrimento…

coracao_remendadoFico imaginando quantas pessoas neste momento estão passando por sofrimentos, dificuldades, situações complicadas onde não conseguem ver um caminho ou uma solução.

Isso pode ocorrer quando se perde alguém muito querido, quando se perde um emprego em que nos dedicávamos muito, quando há uma separação ou em outras situações estressantes.

Em muitos momentos de nossas vidas uma pessoa pode viver situações difíceis e de sofrimento tão intenso, que pensa que não vai dar conta, não vai suportar, que vai perder o controle de si mesma, que vai enlouquecer.

É assim que muitas pessoas se sentem quando estão diante de uma situação que não acreditam que podem melhorar ou haver uma solução.

Tem situações que realmente não temos como mudar, como a perda de alguém, ou voltar no tempo, quando tomamos atitudes erradas. Mas nem por isso precisamos ficar nos culpando por coisas que não podemos mudar.

Chega um momento em nossas vidas, que já não aguentamos mais ficar parado, sofrendo, remoendo em nossa mente todas as atitudes e comportamentos que poderíamos ter tido. Queremos mudar e começar a agir. Mudar a partir de agora!

A vida está na nossa frente para ser vivida. Olhe ao seu redor, veja, sinta, ouça as coisas bonitas que lhe cercam. Sua família, amigos, talvez seu emprego, ou mesmo seu cachorro.

Sempre tem algo que pode nos fazer sorrir, sonhar, fantasiar, querer ir mais longe. Podemos correr atrás, tem muita coisa que erramos que podemos tentar consertar, ou pelo menos aprender com os erros, para não cometê-los novamente.

Tudo depende da forma como vemos as coisas, depende do ângulo, da nossa percepção. Tudo tem dois lados, mesmo diante de uma adversidade, podemos aprender algo e seguir em frente.

Uma metáfora que gosto muito descreve que “uma mosca consegue achar uma única ferida num corpo completamente limpo e sadio, ao contrário da abelha que consegue achar uma bela flor mesmo no meio de um pântano”.

Às vezes temos que escolher se vamos continuar agindo como moscas e se apegando aquilo que não foi bom, não deu certo, que tá sujo, ou se vamos ser como abelhas e buscar achar as coisas boas, aquilo que temos de bom…

Muitas vezes conseguimos nos recuperar e sair dessa situação de sofrimento buscando força em nós mesmos, nos nossos familiares, amigos, religião.

Mas às vezes, mesmo com toda essa ajuda não conseguimos reagir. Quando isso acontece precisamos de uma ajuda especializada.

Precisamos de um psicólogo. E isso não é vergonha, sinal de fraqueza, nada disso. E muito menos isso que dizer que estamos “loucos”.

Pensar dessa forma está completamente ultrapassado. Buscar ajuda é um sinal de coragem e mostra que realmente queremos sair deste estado de inércia e mudar!  Acredite, você pode!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *