É sempre colorido, muitas vezes de papel
Com arcos, flechas, índios e soldados
Cheinho de presentes feitos por papai noel
O mundo da criança é iluminado
(Música: Mundo da criança- Toquinho)
Como já disse a música do Toquinho, o mundo da criança é repleto de alegrias e fantasias. As crianças normalmente são muito imaginativas e adoram tudo que lhe fazem sonhar.
Por isso as histórias, os contos de fadas, os desenhos são tão encantadores para ela. Prendem sua atenção, e as deixam hipnotizadas.
E realmente o mundo infantil é assim, e seria ideal que todas as crianças pudessem viver essa fase de sua vida, assim de forma tão especial.
Porém algumas vezes as coisas não acontecem dessa forma. A criança antes sorridente, cheia de energia, começa a apresentar algumas mudanças no seu comportamento.
As crianças tem uma forma específica de se comunicar, e nem sempre é como nós adultos, que muitas vezes conseguimos identificar e verbalizar o que nos aflige.
As crianças que estão passando por alguma dificuldade normalmente apresenta alguma mudança de comportamento. Alteração de humor, talvez não se interesse tanto pelas brincadeiras, às vezes mostra-se muito ansiosa ou preocupada, desatenta, com queda no rendimento escolar.
Diversos motivos costumam estar presentes quando a criança reage desta forma: pode ser a separação conflituosa dos pais, um irmãozinho que vai nascer, brigas frequentes na família, entre outros.
Os sintomas que a criança apresenta é uma forma (disfuncional) de externar o seu sofrimento, mostrando que alguma coisa não está bem.
Estes comportamentos apresentados podem comprometer o desempenho escolar da criança e sua vida familiar, gerando baixa autoestima e outras dificuldades. Por isso merece toda atenção e cuidado por parte dos pais e da escola.
Alguns sinais de alarme que frequentemente percebemos nas crianças que estão passando por dificuldades são:
• Vários episódios de tristeza ou choro frequente;
• Falta de prazer com brincadeiras de que gostava anteriormente;
• Isola-se de outras crianças;
• Dificuldades de concentração nas atividades de casa e da escola;
• Queda no rendimento escolar;
• Voltar a fazer xixi na cama;
• Alterações de comportamento, como agressividade exagerada, mentiras…;
• Alterações no sono, como insônia, ou sono muito agitado;
• Ansiedade, rói unhas;
• Dores frequentes (especialmente de cabeça ou de barriga), mesmo estando tudo bem com sua saúde.
Estes são alguns sinais que podem ajudar os pais ou professores a perceber quando algo não vai bem. Mas nem sempre isso é uma tarefa fácil! Por isso é importante uma avaliação de um profissional especializado.
Certamente, nem todos os conflitos da criança precisam de um acompanhamento profissional, mas se seu filho parece precisar de ajuda, não pense duas vezes.
O psicólogo infantil poderá determinar se as dificuldades apresentadas por ele necessitam ou não de um acompanhamento psicológico. Em alguns casos, o problema pode ser superado apenas com uma orientação aos pais e professores.