Como seria bom se quando chegasse a hora de colocar seu filho para dormir, ele se aconchegasse debaixo das cobertas, fechasse os olhos e dormisse um sono tranquilo… sem medos, agitações, sem lhe pedisse mais outra e outra história, ou levantasse pela quarta vez para ir ao banheiro.
Talvez a criança tenha medo de ficar sozinha, talvez esteja carente da atenção dos pais, ou talvez o seu corpo e o seu cérebro estejam tão acelerados e cheios de pensamentos que seja muito difícil “desligar” para conseguir dormir.
A qualidade do sono é um fator importante no desenvolvimento infantil. A quantidade de horas de sono depende da faixa etária da criança. Quando bebê, as horas de sono necessárias são maiores e vão diminuindo até chegar à adolescência.
Segundo o escritor Dawn Huebner, crianças de 6 a 12 anos precisam ter de 9 a 11 horas de sono por noite. Quanto mais nova a criança mais horas são necessárias.
Pesquisas mostram que uma em cada três crianças apresentam algum tipo de dificuldades para dormir.Dificuldades das mais variadas como: demorar muito para pegar no sono, sempre precisar de um adulto para poder dormir, ou dormem, mas acordam no meio da noite e demora muito a voltar a dormir, apresentam sono agitado ou com muitos sonhos.
Essas dificuldades normalmente são melhoradas com medidas simples realizadas pelos pais como criar uma rotina para dormir, para que ela se “prepare” para ir para a cama, assim como nós adultos.
Essa rotina diz para o nosso cérebro que é hora de começar a se acalmar. Quando nosso cérebro recebe essa mensagem, nosso organismo libera uma substância chamada melatonina. Quando esta substancia é liberada ela nos ajuda a ter sono.
Essa rotina noturna para seu filho dormir bem pode ser feita através de vários passos, que serão repetidos todas as noites como sinal para a cabecinha da criança perceber que está na hora de dormir.
Quando se aproximar do horário de dormir, evite brincadeiras agitadas, televisão, computador e vídeo games. Os aparelhos eletrônicos não são relaxantes, pelo contrário, são cheios de luzes e sons que deixam seu filho mais alerta.
É preciso que a criança tenha um ambiente adequado, tranquilo, com pouca luz e tenha hora certa para dormir. Os pais devem entender que o sono é uma questão de hábito e devem ensinar isso ao filho mostrando a ele que a hora do descanso é importante.
Incentive que seu filho faça atividades mais tranquilas quando estiver perto da hora de dormir, como um jogo de tabuleiro, quebra-cabeça, faça desenhos. Talvez, depois das brincadeiras você possa dar-lhe um banho mais quente, para que ele continue relaxando, depois ler ou contar uma história e em seguida colocá-lo na cama.
Você pode criar a sua sequência, aquela que mais se adapte ao seu filho. Após estes passos, se ele ainda estiver agitado, você pode fazer um relaxamento com ele, fazendo com que ele respire fundo, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca bem devagar, enquanto relaxa cada parte do corpinho dele.
Crianças adoram quando falamos para eles estiquem cada parte do corpo, como os braços, as pernas e depois relaxem…
Se mesmo com a rotina, as atividades relaxantes, a criança estiver com dificuldades no sono, é fundamental uma avaliação para verificar se existe algum distúrbio do sono, ou algum problema emocional que está afetando o seu filho.
Por isso preste atenção ao sono dele! Crianças e adolescentes que não dormem o suficiente e de forma adequada tendem a ter dificuldade de concentração, hiperatividade, alteração de humor e apetite e costumam ser mais agitadas, impacientes, ansiosas, irritadas e às vezes até agressivas.
A má qualidade do sono interfere na memória, na capacidade de aprender, enfim, altera o seu organismo como um todo.
A qualidade e a quantidade correta de sono são determinantes para o bom desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental da criança.