Fazer promessas para o ano novo é algo comum à maioria das pessoas. Muita gente, no último dia do ano planeja tudo que quer conquistar no próximo ano. Criam-se metas, objetivos, tudo o que se almeja no ano novo.
Todo esse ritual é muito importante, pois renova as energias, dá ânimo, motivação para começar mais um ano.
Mas, para algumas pessoas, muitas vezes o fim de ano pode gerar certa frustração quando percebemos que não conseguimos conquistar as metas estabelecidas no ano anterior. Quando nos damos conta que o ano passou “voando” e não conseguimos fazer tudo aquilo que tínhamos programado.
Pessoas que não conseguiram emagrecer como o planejado, fazer aquela economia como tinha prometido, ou mesmo sair daquele emprego que estão insatisfeitas.
De acordo com a cientista americana Arline Davis, alguns passos podem ser seguidos para que você possa trilhar suas metas e realmente alcançá-las.
- Formule suas metas em termos do que você quer e não do que você não quer.
- Faça uma imagem mental bem rica em detalhes de você alcançando sua meta. Veja você conseguindo seu objetivo, sinta as sensações boas, ouça o que você diz a se mesmo quando está conseguindo algo que deseja tanto.
- Formule sua meta de forma que seja iniciada, realizada e mantida por você mesma e não por outras pessoas.
- Contextualize bem a sua meta. Quando, como, e em que lugares irá realizá-la.
- Faça questão de identificar os ganhos atuais da sua situação atual e crie novas maneiras de atender a estas necessidades de outra forma, para que a mudança seja sustentável.
- Cuide de preservar a “ecologia” de todos os relacionamentos que serão afetados pela realização da meta. É importantíssimo que a meta e o caminho até lá estejam em harmonia com você mesma.
- Divida suas metas em metas menores, por ex. Se você quer emagrecer 20 quilos, pode se desmotivar se pensar nos 20 de uma só vez. Entretanto, se planejar emagrecer os primeiros 5 quilos, vai se surpreender em cada etapa, até que, de repente, já emagreceu mais do que imaginava.
Todas essas dicas acima ajudam o seu cérebro a se reorganizar e criar um contexto e oportunidades para alcançar suas metas. Nossa mente vai sendo direcionada para aquilo que foi programada.
Estar com as metas bem definidas significa saber o que você quer, saber como chegar até lá e estar preparado para lidar com os obstáculos que irão surgir. Se não criamos metas fica mais difícil direcionar o nosso comportamento para aquilo que desejamos.
Imagine você pegando um taxi e, quando o motorista pergunta para você aonde você quer ir, você simplesmente diz: – não sei! Então ele pode te levar para qualquer lugar ou para lugar nenhum. Com a sua vida é a mesma coisa! Como você vai chegar ao lugar que deseja se você nem mesmo sabe aonde quer ir.
Isso vale para todas as áreas de sua vida, pessoal, profissional, social. Independente de quais sejam suas metas, o momento de plantar a semente é agora. Pense no que você precisa fazer para realizar efetivamente os seus objetivos.
O ano de 2013 já começou e está na hora de realmente as mudanças começarem a acontecer!